Atualidades
3 Detalhes decisivos para uma rinoplastia
Quase todo paciente que vem ao consultório desejando melhorar a aparência do seu nariz me fala a seguinte frase: "Doutor, eu não quero ficar com o nariz do Michael Jackson!".
Mas o porquê disso? Eis o primeiro ponto:
Resultados estigmatizantes são responsáveis por marcar gerações e trazer preconceito ao procedimento cirúrgico. Para uma rinoplastia ter sucesso, os resultados devem ser delicados e naturais, devemos levar em consideração as características étnicas, da personalidade e principalmente da anatomia do paciente. Pacientes de origem asiática, por exemplo, possuem formato de rosto e nariz diferentes de pacientes de origem caucasiana e isso deve ser respeitado.
Outra questão é em relação a quantidade de exames. A rinoplastia é uma das cirurgias mais complexas dentro da cirurgia plástica e, portanto, envolve muitos detalhes além do conhecimento leigo. Sempre brinco que "um nariz não pode ser bonito e ordinário". De nada adianta um nariz belo sem que o paciente respire bem: função sempre está à frente da beleza! Muitas vezes há alterações na função do nariz que impactam na sua vida, e sono, que você desconhece.
Por fim, mas não menos importante, não tenham vergonha do seu procedimento. Lembrem-se, o procedimento foi indicado para melhorar sua autoestima e não para ser motivo de vergonha. Orgulhe-se da iniciativa e coragem de se submeter a um procedimento e viva feliz.