Atualidades
Av. Trompowsky, 346 - 7º andar - Centro - Florianópolis - SC - 88015-300

Atualidades

Porque devo trocar minhas próteses?

É comum ouvir aqui no consultório o questionamento em relação a troca das próteses de silicone e, por conta disso, decidi trazer essas informações para vocês.
Temos dois tipos distintos de pacientes com informações a respeito das próteses silicone: 
  • Os implantes mamários são definitivos, portanto, não precisam ser trocados
  • Os implantes mamários devem ser trocados a cada dez anos
Ambas informações não são corretas. Poucas coisas são definitivas em nossa vida, e as próteses não fazem parte deste seleto grupo. Não precisam, por outro lado, serem trocados obrigatoriamente a cada dez anos. Lembre-se: os implantes mamários não são como o óleo do motor do seu carro que precisa ser trocado a cada 10 mil km!
Mas então, se nem um nem outro, como devemos proceder? Acompanhamento. Esta é a palavra chave!
Costumo falar para as minhas pacientes que devemos trocar as próteses sob duas situações: se for do seu desejo ou se tivermos alguma complicação relacionada à elas como ruptura, contratura capsular, infecção, extrusão ou  rotação.

Você poderá trocar suas próteses, aumentar, diminuir ou retirar, quando desejar, afinal, as próteses e o corpo são seus e, portanto, você possui plenos direitos acerca desta decisão. Cabe ao cirurgião plástico orientar a respeito da melhor conduta, baseado nas evidências científicas atuais.
Por isso, o acompanhamento é tão importante. A imensa maioria das complicações são assintomáticas e podem ser diagnosticadas com exame físico e/ou exames de imagem periódicos da mama. Afora os incomuns casos de infecção, as demais complicações não caracterizam urgência médica e seu tratamento pode e deve ser programado com segurança e cautela.

Nem nunca, nem sempre! 

Cuide do seu corpo e não se esqueça: as próteses fazem parte dele!