Cirurgia Mamária
Av. Trompowsky, 346 - 7º andar - Centro - Florianópolis - SC - 88015-300

Cirurgia Mamária

Mamoplastia de Aumento

Prótese de Recuperação Rápida

O que é mamoplastia de aumento?

Também conhecida como prótese de silicone de recuperação rápida, a cirurgia para colocação de próteses de silicone tem como objetivo principal aumentar o tamanho e melhorar a forma das mamas através do uso de implantes mamários de silicone. 

Quem pode fazer?
Atualmente é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e no mundo. Sua principal indicação é para aquela paciente que sente algum desconforto físico ou emocional, pequeno volume das mamas (hipomastia), além de casos de assimetria no desenvolvimento das mamas, alterações sofridas devido a perda de peso ou após a gravidez.
Mamoplastia de aumento.jpg

Como funciona a prótese de recuperação rápida?

Fast Track Recovery

Desenvolvida nos anos 90 pelo cirurgião plástico americano John Tebbetts, o Fast Track Recovery é um protocolo que permite o retorno da paciente às suas atividades cotidianas de maneira precoce. Boa parte das atividades diárias, exceto exercícios físicos, podem ser realizadas dentro das primeiras 24 horas.

Para que isso seja possível é preciso seguir um protocolo cuidadoso que envolve diversos pontos do pré, intra e pós-operatório. 

O uso de bom método anestésico (sem ressaca), materiais cirúrgicos líderes do mercado e cuidados com a segurança do procedimento, principalmente controle de contaminação, fazem com que a cirurgia seja rápida, segura e, principalmente, com o menor nível de trauma possível. Todos esses cuidados associados a uma rotina de exercícios prescritos pela nossa equipe de fisioterapia permitirão uma recuperação rápida e extremamente confortável.

Não existe mágica! São mais de 20 anos de estudos. É a associação de ciência e cuidado máximo em prol do nosso paciente.

O uso do sutiã cirúrgico é recomendado nos primeiros 10 dias. Após esse período, pode-se usar sutiã sem costura ou até mesmo um top de academia. O importante é manter as mamas estáveis, trazendo conforto e segurança ao pós-operatório.

A prótese é inserida por uma pequena incisão (cerca de 4cm) no sulco mamário ("dobrinha da mama").

Como funciona a cirurgia?

- A prótese é inserida por uma pequena incisão (de até 4cm) no sulco mamário ("dobrinha da mama");
- Colocada parcialmente por baixo do músculo (dual plane);
- Cálculo do volume é feito unindo os detalhes da anatomia do tórax da paciente e os seus desejos;
- Utilização dos 14 pontos para diminuir o risco de contaminação;
- Manobras para estabilização dos implantes, como o sutiã interno, por exemplo;
- Lipoaspiração de definição da região axilar para melhora do contorno lateral da mama.

O que são as linhas de Clivagem?

Linhas de clivagem, nada mais é do que as curvas da mama, ou seja, as linhas do decote e o side boob. Muitas pacientes vêm à nossa clínica querendo, além do aumento de volume das mamas, a melhora do seu contorno. 
Mamas com as linhas de clivagem trazem maior sensualidade ao usar uma blusa decotada ou biquíni, por exemplo.

Tipos de Próteses
Redonda: próteses redondas são as mais utilizadas dentro da cirurgia estética, pois conseguem atingir o resultado desejado na grande maioria das pacientes. 

Anatômicas (gota): são próteses com formato mais natural, que trazem menor preenchimento na região do colo. Seu uso é melhor indicado naquelas pacientes que desejam resultados mais discretos (naturais) ou que possuam alterações no desenvolvimento das mamas, como no caso das mamas tuberosas. Outra indicação importante é dentro da cirurgia de reconstrução mamária por câncer.


Tipo de Projeção e a Escolha da Prótese
Quando falamos em tamanhos de próteses de silicone, antes precisamos pensar em duas medidas principais: a base e a altura (projeção).

Para a base da prótese, levamos em consideração a medida da base da mama e do tórax da paciente, respeitando a sua anatomia. Já com relação a projeção da prótese, existem alguns tipos, e para a escolha iremos levar em consideração a expectativa de resultado. Existem as seguintes projeções:

Baixa: próteses sem muita altura, ideal para pacientes que querem resultados muito naturais.

Moderada: altura intermediária, bom para pacientes que querem resultados equilibrados, sem exageros, mas que querem ter um decote bem preenchido.

Alta e Super Alta: próteses com altura máxima. Ideal para pacientes que querem resultados bem marcados, menos naturais, principalmente para as mulheres que possuem tórax estreito e querem o maior volume possível de implante.

Simulação 3D

Uma das maiores preocupações, motivo de ansiedade, é a expectativa com o resultado da cirurgia. Se a prótese escolhida vai atingir ou não seus objetivos pré-operatórios.
Buscando trazer um pouco do pós-operatório para o período pré, em nossa clínica dispomos do simulador 3D Crisalix(r), um software suíço que permite, através da análise das fotos da paciente, a realização de simulações 3D do resultado com diversos tipos de implantes disponíveis no mercado.
O principal objetivo é permitir o alinhamento de expectativas, de forma que a paciente consiga entender o processo ao qual ela será submetida e qual será o melhor tamanho e o tipo de prótese para o seu corpo.
O investimento em educação e segurança trazem maior conforto e melhoram a experiência do paciente durante todo o seu acompanhamento dentro da nossa clínica.

Quando trocar meus implantes?
A troca dos implantes é uma realidade. Basta saber quando. Nenhum implante é vitalício, embora essa informação equivocada circule com bastante frequência. 
Não há, contudo, a obrigatoriedade de trocar as próteses a cada 10 anos. Troca-se apenas em duas circunstâncias: quando é desejo da paciente (trocar, aumentar, diminuir ou retirar) ou se houver alguma alteração na prótese que exija sua troca.

Motivos para troca do implante:
  • Ruptura;
  • Contratura capsular;
  • Rotação ou deslocamento;
  • Infecção;
  • Seroma tardio.

Importante entender

Esse procedimento não corrige seios severamente caídos.
A recuperação rápida não é indicada em cirurgias de mastopexia.

Estudos mostram que essa cirurgia não afeta a função de amamentação, contudo, se você tem planos de engravidar ou planeja perder peso, converse com seu cirurgião plástico para entender as mudanças que ocorrem no seio durante esses períodos, tendo em vista que essas alterações podem afetar o resultado da cirurgia.